Sistema de abastecimento de água é inaugurado no Bairro Paineiras

PROGRAMA ÁGUA É VIDA – Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as áreas rurais abrigam cerca de 30 milhões de pessoas em 8,8 milhões de domicílios.

Essas áreas são as mais carentes de infraestrutura de saneamento.

Capão Bonito vem sendo uma referência para outras cidades, ao mostrar que a maior presença do poder público melhorará as condições de vida de quem mora nessas áreas, evitando assim o êxodo rural.

“Moro neste bairro há mais de 50 anos. A água sempre foi um sonho. Houve um tempo que carregávamos baldes, em outros dependíamos de rodas d´água. A chegada a água na torneira, água confiável e tratada é um avanço incrível. Não tenho palavras para agradecer” – o depoimento simples e carregado de gratidão é da moradora Nadir Mendes de Queiroz, que no último domingo, 24/08, comemorou ao lado de sua famílias e demais moradores a inauguração oficial do sistema de captação e abastecimento de água no Bairro Paineiras, zona rural do município.

O Programa Água é Vida, viabilizado através da importante parceria da Sabesp, governo do Estado e Prefeitura Municipal, vem possibilitando que bairros como o Paineiras tenham acesso ao saneamento e consequentemente uma perspectiva de melhor qualidade de vida.

O investimento total em saneamento no bairro para implantação do sistema chegou a mais de R$ 300 mil.

O superintendente regional da Sabesp, Ivan Sobral de Oliveira, esteve presente na inauguração e destacou detalhes técnicos da obra, com a capacidade do poço perfurado de mais de 22 mil litros por hora.

“Num momento onde escassez de água virou tema central de acalorados debates, não teremos este problema neste bairro rural e Capão Bonito, graças a investimentos como este”, ressaltou Ivan Sobral.

Para Sobral a parceria entre a empresa de saneamento, prefeituras e governos estadual e federal é o grande atalho para universalizar o saneamento no país.

O superintendente ainda anunciou que outro sistema esta em fase de conclusão. Desta vez no Bairro Querência do Turvo, localizado às margens da rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127).

O prefeito Julio Fernando em seu discurso destacou os investimentos em saneamento e o apoio do ex-secretário estadual de Saneamento, deputado Edson Giriboni, na execução das obras.

“Os investimentos em saneamento ultrapassarão a casa dos R$ 3,5 milhões em Capão Bonito. O município está na lista dos que mais acelerou investimentos neste setor na região sudoeste conforme dados da própria Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. Ao levar água tratada em comunidades rurais e em residência como a da dona Nadir de Queiroz, também investimos em Saúde, contribuindo ainda mais para a redução da mortalidade infantil”, alegou o prefeito.

De acordo ainda com a Sabesp, o Programa Água é Vida ainda prevê a instalação de Unidades Sanitárias Individuais (USIs) para tratamento de esgoto.

O investimento será de R$ 730.500,00, com instalação das USIs em bairros como Paineiras, Turvo dos Almeidas, Ana Benta, Ferreira das Almas, Sítio Velho e Taquaral Abaixo.

Participaram ainda da inauguração o presidente da Câmara – vereador Célio de Melo e os vereadores Ezequiel Pereira e Nino Nunes, além do gerente local da Sabesp – Calixto Simões de Freitas, o gerente divisional – Mauro Nalesso, secretários municipais e demais moradores.

paineiras