Secretaria Municipal de Saúde vacinará contra HPV a partir do dia 1º de setembro

HPV – O HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer de colo de útero e verrugas genitais.

É altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição e sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada.

A principal forma de contágio é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

É muito importante também realizar o exame preventivo (papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos). Além é claro, do uso do preservativo quando iniciada a vida sexual.

A adolescente deverá tomar as três doses da vacina:

– a primeira dose foi administrada em março;

– a segunda dose será administrada em setembro;

– a terceira dose será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nesta idade há maior produção de anticorpos contra o HPV.

A partir do dia 1º de setembro a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde. A vacina também será administrada nas escolas.

Vigilância Epidemiológica

Capão Bonito