Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente reaproveitará os pneus inservíveis da frota municipal embelezando a cidade

REAPROVIETAMENTO – Os pneus usados estão se tornando um problema mundial.

O descarte de pneus cresce ano após ano em todo o mundo, como aborda o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Porém, pouca seriedade esta sendo dada em relação ao descarte, em nosso país, a Resolução nº 258/99 do CONAMA que instituiu a responsabilidade do produtor e do importador pelo ciclo total do produto, ou seja, a coleta, o transporte e a disposição final.

Desde 2002, os fabricantes e importadores de pneus devem coletar e dar a destinação final para os pneus usados.

Visando a sustentabilidade a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e o CAPS – (Centro de Atenção Psicossocial), firmaram uma parceria para o reaproveitamento dos pneus inservíveis da frota municipal.

Os mesmos são trabalhados através das oficinas de pintura/ambiência, com isso há maior socialização entre os usuários do serviço de saúde mental, deixando a auto estima de todos os envolvidos mais elevada.

A ação começou a ser desenvolvida na área interna do próprio CAPS, onde os pneus foram pintados e reutilizados na jardinagem do local, deixando o interior do Centro mais colorido e com um ambiente muito agradável, tendo em vista a grande aceitação desta ação o Departamento Municipal de Meio Ambiente expandirá esta iniciativa em outros locais no município, como creches, parques, escolas e praças.

Além de jardinagem e hortaliças, já estão sendo estudados outros meios de utilização destes pneus como construção de brinquedos, bancos, bicicletários, etc.

“O nosso município, ainda é carente de ações que visem à prática da Educação Ambiental, a população tem que começar a se interessar para onde vai o resíduo que ela gera, esta responsabilidade pós-consumo esta prevista na lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, outros resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas, produtos eletrônicos, pneus etc., fazem parte da chamada “logística reversa”, onde os importadores e revendedores são obrigados a recolher esses materiais e dar destinação ambientalmente adequada, nós do poder público estamos procurando intermediar mediante o comércio local a possível instalação de ecopontos na cidade”, destacou o Diretor de Meio Ambiente Reinaldo Jr. Buiu.

caps