Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente implanta horta e pomar na APAE de Capão Bonito

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL – A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente-SMAAMA, implantou na primeira quinzena de setembro, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capão Bonito- APAE – uma horta e um pomar na área interna da associação em parceria com os professores e alunos da unidade.

Esta é uma ação que a secretaria vem ampliando em diversos setores públicos do município visando a conscientização ambiental das pessoas além de ser uma terapia aos alunos, este projeto já está sendo implantado também nas creches e escolas municipais seguindo o cronograma de execução do Departamento de Meio Ambiente.

Segundo o técnico responsável Roberto Sonvesso, foram plantadas na horta diversos tipos de verduras e hortaliças como couve, manjerona, cenoura, manjericão, alface, hortelã, bálsamo, rabanete, citronela, camomila, cebolinha, orégano, tomilho, alfavaca, etc. Foi também projetado no local um pomar com o plantio de 23 mudas frutíferas como pitanga, araçá, fruta do conde, amora, urucum, castanha do maranhão, romã, nespera e abacateiro.

Criar a sua própria horta é, sem dúvida, uma forma de contribuição para o desenvolvimento sustentável a vários níveis, tais como o seu regular acesso direto a produtos frescos mais saudáveis, menos dependente de energias fósseis, assim como ser uma grande vantagem ao nível de qualidade de vida, pois ao cultivar ao ar livre, está também a fazer exercício físico e contribuir para a sua terapia mental, originando um bom escape ao stress do quotidiano, melhorando o seu bem-estar físico e mental, além de é claro contribuir para com o meio ambiente, comentou o Diretor de Meio Ambiente Reinaldo Junior Buiu.

A diretora da APAE,  Maria do Carmo Lisboa da Silva “Tita”, ficou encantada com a empolgação dos alunos na realização da atividade e deixa os agradecimentos a SMAAMA.

Quando foi procurado para realizar a parceria o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Marcelo Varela não mediu esforços e abraçou a idéia, e deixa o projeto em aberto para novas parcerias. “Queremos um meio ambiente sustentável para Capão Bonito, na APAE foram utilizados também pneus

inservíveis pintados pelos próprios alunos, onde nós reaproveitamos eles com o plantio de algumas hortaliças dentro, gostaria de deixar os agradecimentos ao Roberto Sonvesso e toda equipe da Agropecuária e Meio Ambiente, também aos professores, alunos e responsáveis da APAE pela essa brilhante parceria, um dos maiores benefícios indiretos é sem dúvida a sua ação para a manutenção da paisagem que é um bem público e de todos! São pequenas ações que mudamos a cara de nosso município”, finalizou Marcelo Varela.

horta-apae