Quadra poliesportiva e ampliação de escola são inauguradas no Ferreira das Almas

OBRAS CONCLUÍDAS – A programação de aniversário teve sequência na noite de sexta-feira, 27/03, com a inauguração da quadra poliesportiva e da ampliação da escola do Bairro Ferreira das Almas, zona rural do município.

A obra foi mais uma ação da Administração Municipal voltada a ampliar os espaços de exporte e lazer no perímetro rural e também melhorar a infraestrutura dos equipamentos educacionais.

Foram investidos R$ 212.744,09 na obra, executada pela construtora Constrói Ltda EPP.

Estiveram prestigiando a inauguração o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini, o deputado estadual Edson Giriboni, o presidente da Câmara – Matheus Enei Francatto, a secretária de Educação – profª. Claudia Miyamoto, além de vereadores, secretários, convidados e moradores do bairro.

Durante os discursos, o representante do bairro no Legislativo, vereador Ezequiel Ferreira, destacou os investimentos da prefeitura para melhorar a qualidade de vida no bairro e fez um agradecimento especial.

“Os investimentos do Poder Público vem aumentando gradativamente a qualidade de vida no nosso bairro. Nos últimos anos ganhamos mais iluminação pública, ampliação da rede de tratamento de água, pavimentação da entrada do cemitério, tivemos a Unidade de Saúde Reformada e atendimento médico, passamos a ser atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, tivemos um ponte de aduelas construída melhorando o acesso e inúmeras outras ações. Agora ganhamos a quadra poliesportiva, um antigo sonho, e a escola ampliada. Aproveito esse momento importante para agradecer em nome de toda a comunidade pelos avanços obtidos”, destacou Ezequiel Ferreira.

O vice-prefeito Marco Citadini lembrou que o Bairro Ferreira das Almas tem uma importância histórica para o município.

“A nossa cidade completará 158 anos no próximo dia 02 de abril e o Ferreira das Almas tem a igreja mais antiga do município – a Capela de Santa Cruz. É muito importante estar aqui entregando essa quadra e a ampliação da escola. Mostra o compromisso do prefeito Julio Fernando com o desenvolvimento das comunidades rurais”, alegou o vice-prefeito.

O prefeito Julio Fernando finalizou os discursos anunciando a licitação para calçamento do bairro e a construção da praça até 2016.

“Estamos fazendo um trabalho especial nos bairros rurais que vem reduzindo o êxodo rural. Vamos calçar as ruas do Ferreira das Almas e executar a construção da praça até 2016”, alegou o prefeito.

Capela construída em 1874 – Localizada a aproximadamente 17 km de Capão Bonito, o Ferreira das Almas é um dos bairros com grande extensão territorial dividido em muitos outros bairros como Dos Tomés, Turvo dos Pedrosos, Mendes e Mato Pavão, tendo uma população de aproximadamente 650 habitantes.

Além de agregar valor em nossa economia produzindo alimentos para a mesa dos brasileiros, a zona rural de Capão Bonito tem outros “tesouros”.

No ano de 1874, um pequeno grupo de moradores dividiu, se organizou e construiu a Capela Santa Cruz.

A igreja foi construída de forma artesanal, as paredes, com um metro de espessura, ainda preservam suas características originais feitas com terra batida e armadas em taipa de pilão.

As dificuldades da época foram superadas pela fé daquela gente, que até hoje se orgulha em abrigar a Igreja mais antiga e preservada desta terra abençoada.

As acomodações da pequena igreja são simples, porém, transmitem tranqüilidade e paz para quem busca reflexão.

As celebrações religiosas são realizadas duas vezes ao mês, recebendo fiéis de bairros vizinhos.

Tendo como protetora do povo Santa Cruz, na qual se comemora seu dia em 3 de maio, com quermesses, roletas, bingos e além das barraquinhas de comida típicas como; bolinho de frango, arroz com frango caipira, porco assado para o leilão e sorteios de mais de trinta frangos assados.