Projeto Guri participa de Encontro Regional em Itapeva

MÚSICA – No último sábado, 14 de novembro, aconteceu o evento de cordas dedilhadas no município de Itapeva. O espetáculo foi realizado na Câmara Municipal.

Com o objetivo de integração entre os polos e divulgar o trabalho musical desenvolvido com as crianças e adolescentes dos cursos de violão e viola caipira do Projeto Guri, foram reunidas sete cidades vizinhas dentre elas: Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Guapiara, Taquarivaí, Taquarituba, Barra do Chapéu e Capão Bonito.

Segundo o professor de violão Adriano Braz de Oliveira, esse tipo de encontro valoriza a criação e o trabalho de cada polo e também elevam a autoestima dos alunos que se sentem muito importantes ao encontrarem em cena e após a apresentação receberem o aplauso do público .

Foram apresentadas três peças pelos alunos de Capão Bonito. O grupo da manhã apresentou o tema do filme Poderoso chefão, a camerata da tarde mostrou a peça belíssima de Pixinguinha chamada Carinhoso, e juntas as duas turmas finalizaram com a música Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones.

O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro de educação musical para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos incompletos.

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri oferece, com excelência, cursos de educação musical – no contraturno escolar – nas modalidades de: tecnologia em música, canto coral, iniciação musical, luteria, instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas, sopros, teclados e percussão. É administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria da Cultura. Os 369 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com quase 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri).

A Amigos do Guri está à frente dos polos do Projeto Guri, no interior e litoral de São Paulo – incluindo os polos da Fundação CASA –, desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

O Polo Capão Bonito agradece a Prefeitura municipal de Capão Bonito, Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e Secretaria de Educação.