Projeto de restauração da escola Jacyra Landim Stori avança

RESTAURAÇÃO – O projeto de restauração da centenária escola municipal “Professora Jacyra Landim Stori” continua avançando.

A escola recebeu uma nova pintura e também teve todo o forro trocado nos últimos meses.

As obras foram executadas com muito cuidado.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação tudo foi projetado para não alterar as características da escola (por ser tombada).

A Escola – Com um terreno doado pela prefeitura, localizado na rua Benjamim Constant, no ano de 1909, a construção do prédio durou dois anos e no dia 10 de maio de 1911 foi instalada. O decreto no Diário Oficial do Estado só foi publicado uma semana depois.

No início chamava-se Grupo Escolar Capão Bonito, e só depois de 1956 é que recebeu o nome da professora Jacyra Landim Stori. Jacyra foi professora da escola. Foi também a primeira vereadora a ser eleita no município, mas para que pudesse lecionar integralmente, renunciou ao cargo.

Nascida em Itapetininga, faleceu em Capão Bonito em 1955. De 1956 a 2005 recebeu as mais diversas nomenclaturas. Já foi Grupo Escolar, Escola Estadual e hoje recebe o nome de “Escola Municipal Prof. Jacyra Landim Stori”, em homenagem a professora que tanto se dedicou à educação dos alunos.

Tem atualmente registrado em seu anuário 500 alunos matriculados.

O corpo docente conta com diretora, uma vice-diretora, uma coordenadora pedagógica, 18 professores PEB I (ensino infantil) e 2 professores PEB II (para as aulas de Educação Física).

Patrimônio Histórico – Por fazer parte de um período em que as escolas eram construídas pelo Estado e com perfil de época padronizado, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do município de Capão Bonito pelo CONDEPHAAT no ano de 2002.

Segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, o prédio da escola municipal “Profa. Jacyra Landim Stori” foi tombado por ser um dos edifícios construídos durante a chamada 1ª República. Decreto publicado em 04 de agosto de 2002, no DOE, página 52.