Professores da rede municipal de ensino foram contemplados com capacitação continuada no mês de maio

Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire” promoveu formação continuada aos professores municipais do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental – Ciclo I e II

CAPACITAÇÃO – A Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Educação – Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire” – vem investindo na Formação Continuada dos professores de sua rede de ensino. Para tanto, trouxe a Consultoria Salluz que possui equipe especializada para todas as áreas de ensino.

A Formação Continuada aconteceu por meio de oficinas na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori”, nos dias 07 e 08 de maio, com professores do ensino fundamental das áreas de Matemática e Língua Portuguesa e nos dias 14 e 15 de maio, para professores do Ensino Fundamental I – anos iniciais e Educação Infantil, para aprimoramento e estudo que elevem à qualidade de ensino.

Com a oficina “Matemática não é uma Má Temática”, o objetivo foi desenvolver a capacidade de comunicação, interação e construção coletiva nos professores do ciclo II através de vivência de atividades lúdicas nas aulas de Matemática.

Oficina de “Literatura Infanto-juvenil”, visando desenvolver nos professores dos ciclos I e II da área de Língua Portuguesa o gosto pelo uso da literatura em sala de aula, dentro da concepção teórica de letramento literário.

Pela oficina “Criança e o Brincar. Brincar necessidade da criança? Mais uma forma de aprendizagem”, a proposta de que o brincar precisa estar presente em toda a rotina da escola, que o educador seja um profissional em que a ludicidade faça parte de sua metodologia de trabalho.

E ainda, “Sou Educador de Bebês. E agora?”, oficina aos professores de Educação Infantil de crianças de zero a três anos, referente às descobertas que serão capazes ao se abrir para o grande desafio de ser educador de bebês, refletindo as fases do desenvolvimento humano através de atividades teóricas e práticas.

A professora Selma Bührer Cravo, diretora da Salluz, destacou: “A participação dos profissionais de Capão Bonito nos cursos foi intensa e com certeza irá transpor para a prática tudo o que aprenderam. Acredito no potencial humano desta forma: com estudo, alegria, renovando os sonhos que todo educador tem dentro de si, aquilo que o leva à ação de transformação leva também a uma melhoria de vida e sociedade. A Educação é a única forma de qualidade de vida. Parabéns para a equipe de profissionais de Capão Bonito”.

Para a diretora do Centro de Apoio Pedagógico, professora Maria Luiza de Freitas, responsável pela organização da Formação Continuada aos professores do sistema municipal de ensino: “A Formação Continuada visa à valorização do professor, tendo em vista a ressignificação de sua prática educativa sob novas concepções, vivenciando novas experiências pedagógicas. Um professor motivado e envolvido em processo de Formação Continuada é o elemento essencial à construção de uma Educação de qualidade”.

A Formação Continuada teve o sucesso esperado, os professores contemplados com as oficinas dedicaram horas de estudo com participação ativa, obtendo embasamentos teóricos específicos para nortear o trabalho na área de sua atuação educacional.

A Secretaria Municipal de Educação não medirá esforços para que os profissionais da rede estejam sempre aprimorando suas práticas pedagógicas, por meio de Formações Continuadas, com o objetivo principal que é o de levar os alunos a novos patamares de desenvolvimento como grandes protagonistas da Educação.