Primeira reunião de Implantação da UBS da Vila Maria

UNIDADE ESTRATÉGICA DE SAÚDE – Na última terça-feira, 18/04, aconteceu  primeira reunião sobre a Implantação da Unidade Básica de Saúde na Vila Maria.

Na ocasião foram apresentados os novos agentes de saúde: Cristiane, Diego e Zênite, que já estão sendo preparados para trabalharem na área.

O presidente da Associação Comunitária da Vila Maria (ACVM), Claudinei Araujo, prestigiou a reunião e agradeceu a presença da secretária de Saúde – Ana Fernanda, da coordenadora ESF/enfermeira Luana Daniel G. Konno, da dona Sônia que forneceu o espaço na Comunidade São Francisco e a todos os moradores do bairro que compareceram.

“Será com certeza mais uma importante ação do Governo Municipal no nosso Bairro”, afirmou Claudinei Araujo.

Segunda a enfermeira Luana Konno, a reunião foi o início de uma jornada de encontros no território do bairro da Vila Maria com a finalidade de promover o programa antes de sua efetiva implantação e inauguração.

“Futuramente ele se estenderá para os Bairros São Judas e Boa Esperança – os quais farão parte do território de atendimento da Unidade de Estratégia de Saúde da Família – UESF. O reconhecimento dessa relação entre o programa e o território de atuação é um passo importante para a incorporação de conceitos e práticas do ESF. Conhecer o território implica em um processo de reconhecimento e apropriação do espaço local e das relações da população da área de abrangência com a unidade de saúde, levando em consideração dados como perfil demográfico e epidemiológico da população, contexto histórico e cultural, equipamentos sociais e outras considerações relevantes para intervenção no processo saúde-doença”, explicou Luana Daniel Konno.