Prefeitura repassa recursos à ACAMAR

Reciclagem melhora a qualidade de vida nas cidades e poupa recursos naturais

RECICLAGEM – Os catadores e catadoras de materiais recicláveis que fazem parte da Rede Solidária Cata-Vida têm cumprido a responsabilidade que lhes foi atribuída pela lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010. Todos os dias faça chuva ou faça sol, eles passam de casa em para coletar os materiais recicláveis separados pelos moradores.

Depois da coleta, estes materiais são triados, beneficiados e comercializados em Rede. Se não houvesse esse trabalho dos catadores, os resíduos recicláveis teriam sido encaminhados para os aterros sanitários, comprometendo recursos financeiros e naturais e a vida útil dos aterros.

Desta forma, a coleta seletiva, além de gerar renda aos catadores e melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades, possibilitou a economia de importantes recursos naturais.

O trabalho dos catadores tem ajudado a preservar mais de 40 mil árvores e mais de 70 milhões de litros de água!

Subsídio retroativo – Em Capão Bonito, durante encontro com cooperados da ACAMAR na semana passada, o prefeito Julio Fernando e o secretário de Finanças Noel Leme reafirmara o compromisso da prefeitura de continuar apoiando a Associação de Catadores.

“A reciclagem de produtos é importantíssima para uma cidade sustentável. Além disso, há a a questão da geração de emprego e renda e por isso vamos continuar apoiando e ampliando as ações”, destacaram prefeito e secretário.

O prefeito aproveitou o encontro para entregar o cheque de subsídios retroativos a ACAMAR e também a chave de um caminhão que irá permitir a ampliação da logística de coleta de recicláveis.

Segundo a presidente da ACAMAR, Cristina Vieira, o respaldo da Prefeitura Municipal tem sido fundamental nas ações da Associação dos Catadores.