Prefeito visita creches e destaca a importância da educação infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL – O mundo todo já despertou para a importância da educação infantil.

Hoje se sabe que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

No último dia 27 de maio, o prefeito Julio Fernando esteve em três creches/escolas acompanhando os trabalhos desenvolvidos pelos educadores, qualidade da merenda servida e estrutura física.

O chefe do Executivo visitou as creches Recanto Maria Lírio Tallarico na área central, Alice Dias no Jardim Alvorada e Benjamin Venturelli no Jardim Europa, todas reformadas e construídas pela atual gestão.

O prefeito foi muito bem recebido por diretoras, professores, alunos e merendeiras que elogiaram os investimentos na melhoria das estruturas dos equipamentos de educação.

“Melhorando a estrutura física das creches e escolas avançamos também na qualidade educacional. Graças a um grande trabalho dos nossos professores de Educação Infantil, as creches passaram a ter um conteúdo educacional e deixaram de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento e Capão Bonito tem sido referência”, afirmou o prefeito.

A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória.

A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional.

“Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios e por isso temos uma atenção muito especial. A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender”, explicou o prefeito.