Prefeito e deputado participam de Missa no Asilo

CELEBRAÇÃO – O prefeito Julio Fernando e o deputado estadual Edson Giriboni estiveram participando recentemente de uma celebração especial realizada no Asilo São Vicente de Paula de Capão Bonito.

Prefeito e deputado acompanhados da presidente do Asilo – Marizeti Basílio, do casal -Vera e César Contieri e do secretário de Finanças – Noel Leme, voltaram a exaltar o trabalho e a importância da entidade para o município.

“Em nossa sociedade o envelhecimento populacional é algo crescente.

Segundo pesquisas, o Brasil já tem mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (Secretaria Especial dos Direitos Humanos), e com base nesta estatística, faz-se necessário uma maior demanda de políticas públicas voltadas para esta faixa etária. O Asilo São Vicente de Paula é referência na região e no Estado, com uma estrutura toda projetada para proporcionar o máximo de dignidade e bem estar aos idosos acolhidos”, alegou o prefeito.

O deputado Edson Giriboni que já destinou emenda para o Asilo, que é considerado de utilidade pública, também reforçou as palavras do prefeito acrescentando que a entidade continuará contando com seu apoio na Assembléia Legislativa.

88 anos de fundação – O Asilo São Vicente de Paula completou neste ano 86 anos de fundação, contribuindo muito para proporcionar mais qualidade de vida e dignidade aos idosos.

Os internos tem acesso atendimento 24 horas, com médico, fisioterapeuta, academia, farmácia, uma alimentação equilibrada e com cardápio elaborado e ainda participação de atividade, passeios recreativos e culturais.

O asilo foi fundado em 1926, através do anseio de cuidados dos idosos da cidade e atendendo uma necessidade e carências de amor à terceira idade na época.

Era mantido pelos Vicentinos.

As dificuldades eram grandes e o pe. Luís trocou o terreno do asilo velho, situado na rua Campos Salles pela chácara do sr. João Galdino, onde se iniciou o atual asilo.

Quando o padre Luís mudou de paróquia quem assumiu foi o cônego Pedro José Maria Vieira.

Foi instituída uma nova visa administrativa, passando a ser dirigida por uma diretoria que ao longo dos anos veio buscando a sustentabilidade devido às dificuldades, pois a verba que vinha dos órgãos estaduais e das doações não era e são suficientes.

Começou assim uma nova história no lar. A nova gestão passou a focar uma entidade independente que ofereces uma vida digna aos idosos.

Atualmente, o asilo São Vicente de Paula atende 60 internos e possui uma estrutura considerada de primeiro mundo, que já atraiu visitas de outros países, estados e cidades.

“Muitas pessoas internam idosos aqui visando o tratamento mais qualificado e para o bem deles mesmos, pois trabalham fora e, muitas vezes, não tem como contratar um profissional para cuidar do idoso como ele precisa. O gasto médio com um idoso está em média R$ 1.320,00, se ele estiver muito doente o valor passa para R$ 2.750,00 em média. Por isso os asilos não podem depender somente do poder público, a verba que é enviada não é o suficiente, precisando fazer festas, ter atrativos e buscar patrocínios e doações”, destaca a diretoria da entidade.

Agradecimento – Os anos passam, e há muito o que agradecer a Deus e a vocês voluntários que dedicam um pouco do seu tempo e talento; aos sócios que contribuem mensalmente em valores, aos empresários que creditam  na seriedade do trabalho e patrocinam os eventos, aos amigos, visitantes e, principalmente aos residentes, motivos de tantos sonhos, motivos de tanto amor.

A todos nosso muito obrigado.

missa no asilo 2