Por que contar histórias para as crianças?

OFICINA DE HISTÓRIAS – A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz.

Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto a uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

O ler e contar uma história, são duas coisas muito diferentes, porém ambas muito importantes.

Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela introjeta funções sintáticas da língua, além de aumentar seu vocabulário e seu campo semântico.  Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.

Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história; promovendo seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.

Por estas razões, a Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito, através do Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, realizou no dia 19 de setembro no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori”, a Oficina “Contação de Histórias”, ministrada pela profissional psicopedagoga Sônia Jaqueline, da cidade de Porto Feliz, tendo como público alvo; Monitores de Creche e de Ensino Fundamental, em torno de cento e cinqüenta profissionais da Educação  participaram.

“Contar histórias tem como um dos principais objetivos a Recreação, mas a importância de contar histórias vai muito além, por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, enriquecendo seu  vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário. Como recurso psicopedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade”, destacou a diretora do Centro de Apoio Pedagógico Paulo Freire, Maria Luiza de Freitas.

oficinacontandohistoria2