Polícia Militar e Demutran intensificam ações contra táxis clandestinos

TÁXIS CLANDESTINOS – A Polícia Militar de Capão Bonito e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) continuam intensificando as ações de combate aos táxis clandestinos.

Recentemente mais um veículo que operava de forma clandestina foi apreendido e o condutor multado.

Os clandestinos preocupam em Capão Bonito porque além de concorrer deslealmente com os profissionais legalizados e que pagam alvará, também prejudicam o transporte coletivo.

O próprio Código de Trânsito Brasileiro proíbe o trabalho irregular.

Em outubro do ano passado também entrou em vigor uma lei municipal que aumenta a severidade da multa aplicada ao motorista flagrado.

De acordo com informações levantadas pelo Demutran, neste ano 36 multas foram aplicadas na cidade por transitar efetuando transporte remunerado de pessoas quando não licenciado. Somente um veículo chegou a receber 7 multas consecutivas.

Antes da lei em vigor os autuados pagavam somente R$ 85,13. Com a lei, os motoristas que são flagrados têm que pagar quase R$ 2 mil, além de terem o veículo apreendido.

Segundo o tenente da Polícia Militar, Wagner Luciano de Oliveira, os policiais podem apreender carros particulares com placas de outras cidades e até mesmo do município, que fazem o transporte da população sem nenhuma licença.

Ainda segundo Oliveira, a utilização de táxis clandestinos pode acabar em sérios transtornos. “São três problemas basicamente: problema criminal, que é uma contravenção; problema do código de trânsito e municipal, que proíbe essa atividade não regularizada; e o pior de todos, o problema social, já que muitas pessoas desavisadas, usam desse serviço e não é raro casos de furtos, roubos, ou até mesmo estupros nesses veículos“, afirma.

De acordo com o diretor de trânsito do município, Gilberto Tobias Domingues, a lei vem contribuir para o trabalho feito pelos profissionais do município.

“Vem ajudar muito, porque na realidade era essa a ferramenta que faltava para gente poder coibir esse tipo de transporte clandestino”, conta.