Plano de Prevenção de Defesa Civil de Capão Bonito é apresentado para avaliação e sugestões

PREVENÇÃO – Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
Atendendo as recomendações de “resiliência”, Capão Bonito está investindo em ações preventivas contra desastres e para isso, através da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC) que realizou a primeira reunião de trabalho na última sexta-feira, 13/110, no Paço Municipal.
Segundo o coordenador, Cristiano Elias Ferreira, a comissão de Defesa Civil foi nomeada através da portaria 490/2013 e a inserção de Capão Bonito no mapa da ONU (Organização das Nações Unidas) como uma Cidade Resiliente, torna a realização de debates e criação de planos preventivos muito importante até 20016.
“Nos últimos meses estivemos organizando a documentação da Defesa Civil, realizando cadastros nos sistemas Estadual e Nacional e buscando conhecimentos para replicar aos membros da coordenadora. Já encaminhamos resultados obtidos com a parceria do IPT (Instituto de Pesquisas e Tecnologias) bem como do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), o qual está como esboço e segue para sugestões dos membros do COMDEC, plano este que foi criado a partir de diversas ações de cidades com ocorrências de desastres, como Xanxerê-SC, cidades do Vale do Itajaí, cidades do Rio de Janeiro e cidades de Diadema-SP. É preciso estar conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades”, explicou Cristiano Ferreira.
Na reunião também foram indicados novos membros para a coordenadoria, pois na Portaria 490/2013 alguns nomes já não estão mais em Capão Bonito.
Também foram avaliadas sugestões do PPDC para posterior apresentação em audiência pública, conforme preconiza a Lei Federal 12.608/2012 que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
Participaram da reunião representantes das Secretarias de Planejamento, Saúde e Agropecuária e Vigilância Municipal.