Plano de Habitação prevê 537 novas moradias

REDUZINDO O DÉFICIT HABITACIONAL – Depois de enfrentar problemas sociais como a falta de moradias populares e de casas irregulares construídas em madeira que colocavam a vida de muitas famílias em risco, a história habitacional do município de Capão Bonito começa a ganhar capítulos promissores.

Em menos de seis anos, o Governo Municipal conseguiu elaborar um Plano de Habitação que possibilitará até o final de 2016, a construção de 537 moradias populares e um investimento na ordem de R$ 27 milhões.

O primeiro investimento foi realizado no bairro mais populoso da cidade, no Jardim Amizade, da Vila Aparecida.

Entre 2009-2012, foram entregues 135 casas em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

As casas são de alvenaria e possuem cinco cômodos (sala, cozinha, dois quartos e banheiro), com aquecedor solar, o que diminui o consumo de energia elétrica nos chuveiros aquecidos, e uma considerável área de serviços.

Considerado o bairro mais crítico e vulnerável da região urbana, o Jardim Boa Esperança viveu até final de 2008 sob um estado do mais puro e simples abandono.

Em menos de quatro anos, dezenas de famílias saíram das moradias de madeira com risco de desabamento e ganharam novas casas de alvenaria com direito ainda a Programa de Iluminação Pública, pavimentação, creche, áreas de lazer e programas de geração de emprego e renda.

Já foram entregues 60 novas moradias com padrão de qualidade e mais 26 estão em construção, somando um investimento de R$ 4,2 milhões.

Além disso, o bairro também foi beneficiado com a construção de mais 50 habitações do Programa Minha Casa Minha Vida.

No mês de junho, a Prefeitura lançou um novo projeto que prevê a construção de 266 moradias no mais novo conjunto habitacional na Vila Maria.

De acordo com o projeto técnico, serão investidos na obra R$ 19 milhões.

Esse novo complexo se transformará no maior programa de habitações da história de Capão Bonito, superando inclusive o do bairro Jardim São Francisco, construído em 1990 durante o governo estadual de Orestes Quércia, que conta com 190 moradias.

“Elaboramos um plano de habitação completo para identificar a demanda de moradias em Capão Bonito e em seguida montamos um plano de ações para buscar os investimentos necessários”, destaca a Administração Municipal.

Para encerrar os investimentos em habitação, serão construídas mais 200 moradias em diversas comunidades rurais de Capão Bonito através do Programa Nacional de Habitação Rural com a intenção de oferecer moradias mais dignas às famílias do campo.

plano_habitacao