Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Participe do combate à dengue agora e desfrute de um verão mais saudável!

COMBATE A DENGUE – Todos sabem que a melhor e mais eficiente estratégia no combate a dengue, doença que mata, é a prevenção.

É na luta para prevenir e combater essa terrível doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que temos que estar engajados: autoridades e população.

A luta é de todos, sem exceção! Todos os dias você precisa realizar uma vistoria em sua casa, eliminando qualquer tipo de criadouro que esteja acumulando água.

Não deixe acumular água nos pratos dos vasos de plantas. A água que sai do vaso é a água que a planta não precisa, mas pode ser um criadouro do mosquito. Lave os pratos uma vez por semana, esfregando com bucha a parte interna para eliminar os ovos do mosquito;

Verifique regularmente se a tampa da caixa d’água está bem vedada e o ladrão protegido. Se precisar armazenar água, mantenha os recipientes bem vedados;

Atenção redobrada aos bebedouros de animais. Eles precisam ser lavados pelo menos uma vez por semana, esfregando com bucha a parte interna;

Os recipientes inservíveis como latas, potes, garrafas e outros descartáveis precisam ser retirados do quintal e colocados em sacos de lixo para a reciclagem, pois eles podem estar abrigando os ovos do mosquito que são bem pequenos e resistentes;

Atenção especial também aos pneus, que são os criadouros preferidos do mosquito, por manter a água fresca. Eles devem ser mantidos secos e em local coberto.

E você sabia que:

Chuvas e altas temperaturas favorecem o aumento dos mosquitos?

O mosquito utiliza os mais variados recipientes artificiais e locais com água acumulada para colocar seus ovos?

Os ovos que a fêmea do mosquito coloca ficam grudados no lado interno dos recipientes com água?

Os ovos do mosquito são pequenos, mas muito resistentes e podem durar por mais de um  ano sem água?

O ciclo de vida do mosquito inicia-se quando os ovos entram em contato com a água e, em pouco tempo, eles estão voando?

Quando chove menos, diminui a quantidade de mosquitos, mas os ovos continuam ativos?

O trabalho de prevenção contra a dengue não se faz de uma só vez, mas de forma contínua e persistente.

Fique atento aos sintomas que são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor abdominal, manchas vermelhas na pele, vômito. Se você apresentar febre mais dois ou três sintomas procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. As pessoas que viajam também precisam estar atentas às cidades onde estão ocorrendo transmissão de dengue. É sempre bom se informar.

Em comparação ao número de casos da doença, em nossa cidade no ano de 2014foram registrados 04 casos importados (contraídos em outras cidades) e 17 casos autóctones (contraídos em nossa cidade). Já em 2015 foram registrados até a presente data, 23 casos importados e 58casos autóctones.

Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância Epidemiológica

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp