Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Operação Verão 2015

A estação do verão no estado de São Paulo caracteriza-se por fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que tem causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e escorregamentos, que provocam mortes, destruição e consideráveis danos.
Assim sendo, com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) iniciou em 1º de dezembro, a “Operação Verão” em todo o Estado, que se estende até o início de abril de 2015.

Como Funciona a Operação Verão?

As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos volumes pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.
O objetivo é otimizar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil dos municípios e a própria comunidade.

São também reforçadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que as consequências mais comuns do período de verão são: inundações, alagamentos, escorregamentos de terra (deslizamentos), vítimas de raios, vítimas de vendavais e granizo, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento e saúde).

Procedimentos no Carro

  • Conheça as alternativas para seus trajetos habituais para trabalho, escola, creche, posto de saúde, supermercado, casa de amigos, parentes, etc.
  • Verifique os freios, pois, se molhados, perdem a eficiência.
  • Ande em marcha reduzida, evite cruzar grandes lâminas de água.
  • Evite circular em áreas de risco. Não se dirija para áreas inundáveis, como baixadas.
  • Aumente a distância e observe o veículo da frente e evite cruzar 2 veículos na mesma poça d’água em sentido contrário.
  • Fique atento a fios caídos na via ou prestes a cair, com curto-circuito, semáforos com defeito, árvores e galhos caídos na rua ou pendurados nos fios e entulho na via.
  • Acenda os faróis.
  • Procure um local seguro, estacione, espere a chuva passar e aguarde um tempo antes de sair novamente.
  • Não feche o cruzamento e facilite a passagem de veículos de socorro.
  • Evite ruas e estradas próximas à morros com decidas acentuadas. Perigo de deslizamentos (perda do controle do veículo), quedas de barreiras, acúmulo de lamas, erosões, etc.
  • Não tente salvar seu veículo se ele for arrastado pelas águas, vá para um local seguro, chame os bombeiros.

01 1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp