Mais esporte e lazer nas comunidades rurais

Prefeitura está desapropriando mais duas áreas para construção de quadras nos Bairros Taquaral e Tomés

ESPORTE E LAZER – Cada vez mais os esportes vêm revolucionando as escolas do país.

A preocupação no ensino cresce e uma maneira de incentivo aos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.

E para desenvolver projetos e ações voltadas ao esporte principalmente nas escolas rurais é preciso se investir em infraestrutura.

Com este objetivo, a Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através das Secretarias de Educação e Planejamento, criou um Programa Específico e ampliou os investimentos nos últimos anos na construção de quadras poliesportivas.

O programa beneficiou bairros como Ferreira das Almas (quadra recentemente inaugurada), Apiaí (inauguração prevista para o dia 08 de maio), Proença  (inaugurada em 2011) e Ana Benta (quadra sendo coberta).

No próximo dia 24 de abril (sexta-feira), a prefeitura municipal também vai inaugurar a cobertura da quadra da escola “Governador André Franco Montoro”, no Distrito do Turvo dos Almeidas.

Taquaral e Tomés – Nesta semana, o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini anunciaram a desapropriação de mais duas áreas nos bairros Taquaral Abaixo e Tomés para a construção de quadras anexadas às escolas.

Para o prefeito, os investimentos são fundamentais para trazer mais qualidade de vida às comunidades.

“É difícil pensar numa escola sem uma quadra ou área de lazer. É uma forma de melhorarmos a qualidade de vida nos bairros rurais, evitando assim o êxodo rural”, destacou o prefeito Julio Fernando