Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias

LEITURA – O estímulo pela leitura deve ser contínuo e visando isso a Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu um acervo de Revistas de Histórias em Quadrinhos e Revista Recreio para as escolas municipais de Ensino Fundamental, Ciclos I e II, totalizando cinco mil alunos.

Foi investido R$ 300.000,00 na compra da assinatura dessas revistas, para 12 meses.

Uma das razões para isso se dá pela recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),  o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) sobre a importância da criança interagir com diferentes tipos de texto.

Além disso, a relação entre texto e imagem está cada vez mais presente em diferentes gêneros e é preciso ensinar como ler a imagem também.

Para a formação de um leitor competente, capaz de usar a linguagem em diferentes contextos e situações, é preciso dar a ele acesso a variados tipos de leitura.

A leitura de gibis é uma atividade lúdica para as crianças, que naturalmente se identificam com a linguagem dos quadrinhos e, estabelecem uma relação afetiva com seus personagens.

O gosto pela leitura muitas vezes começa pelos quadrinhos, pois é um tipo de texto que torna o ato de ler divertido, além de ser reconhecido como uma ferramenta de alfabetização. Atividade que desenvolve a escrita, o sentido de coerência pela associação da imagem (cena) com o diálogo, a coordenação, a criatividade, o gosto pela leitura e produção de texto, além da integração entre professor-aluno e aluno-aluno.

A entrega dos acervos de Revistas de Histórias em Quadrinhos e Revista Recreio, aconteceu na última segunda-feira, dia 23/02, na Secretaria Municipal de Educação, com a presença do prefeito municipal Júlio Fernando Galvão Dias, gestores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores e alunos da E.M Jacyra Landim Stori, representando os alunos do Sistema Municipal de Ensino.

O prefeito destacou que “essa compra foi possível por planejamento e meta de se buscar uma educação pública de qualidade. Educação de alta qualidade se faz com bons livros. É uma das maiores aquisições já realizadas nos últimos anos pela prefeitura e tenho certeza que produzirá resultados positivos nas salas de aula”.

leitura