IX SMAI – Semana do Meio Ambiente Integrada foi realizada no município

MEIO AMBIENTE – Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para festejar a data uma parceria foi feita pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e outros parceiros como: IDEAS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, Prefeitura Municipal de Guapiara, Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande, Sindicato Rural, Senar e Pró-juventude (CASEII).

Com o tema “Conscientização e Sensibilização” foram realizadas diversas ações ambientais em caráter intermunicipal entre os dias 30 de maio à 10 de junho.

Na semana do dia 30 de maio a 03 de junho foram feitas ações de mutirão de limpeza em parceria com os adolescentes do Pró-juventude (Case II), em quase todas as áreas de lazer do município como praças e parque.

Na semana do dia 06 a 10 de junho diversas palestras, plantio e curso foram realizados para os alunos de algumas escolas municipais e estaduais, além também da presença dos adolescentes do Pró-juventude (Case II) de Ribeirão Grande e Capão Bonito.

As palestras foram ministradas pelos gestores ambientais de Capão Bonito, Guapiara, Insituto IDEAS e o Gestor do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema-PENAP, diversos temas de conscientização foram abordados como resíduos sólidos, água, arborização urbana, mudanças climáticas, circuito tela verde e unidades de conservação.

Especificamente no dia 08 de junho foram plantadas cerca de 500 árvores com os envolvidos numa recuperação de área de preservação permanente as margens de um córrego no bairro Vila Maria em Capão Bonito.

E no dia 10 de junho o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Capão Bonito finalizou o evento da semana do meio ambiente trazendo o curso de “Saneamento básico no meio rural, infraestrutura e educação ambiental”.

Complementando a comemoração durante da semana do meio ambiente algumas ações aconteceram paralelamente, o diretor de Meio Ambiente e Interlocutor do PMVA Reinaldo Junior Buiu, proferiu na FATEC de Capão Bonito para os alunos da Agroindústria, uma palestra referente ao Programa Município Verde Azul e as ações ambientais realizadas no município.

E também os alunos da escola Faustino Cesarino Barreto foram recebidos pelo diretor de meio ambiente para o conhecimento do espaço de Educação Ambiental localizado na Biblioteca Municipal, onde tiveram uma conversa informal e puderam prestigiar a exposição de banners contendo alguns projetos ambientais que vem sendo realizados no município.

“Este é um importante evento que todo ano realizamos no município e vem trazendo ótimos resultados, fruto de uma parceria que temos com o Instituto IDEAS e os adolescentes do Pró-Juventude, e para este ano ampliamos as parcerias com a adesão dos municípios de Guapiara e Ribeirão Grande, comentou o diretor Reinaldo Buiu.

A Secretaria de Agropecuária deixa os agradecimentos a todos os parceiros envolvidos para que o evento fosse realizado e obtivesse êxito por mais um ano.