Gincana estudantil realizada por escola municipal incentivou alunos a buscar conhecimentos com diversão

QUEM SABE SABE – Atualmente a motivação dos alunos para a aprendizagem é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que este reconhece que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e sistemático que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou com a ajuda do educador.

Até pouco tempo, a grande questão escolar era somente a aprendizagem de conteúdos e todos acreditavam que conhecer era acumular conhecimentos. Atualmente, a questão está centrada em interpretar e selecionar informações na busca de soluções de problemas ou daquilo que temos vontade de aprender.

O desafio para o educador é coordenar o ensino de conceitos e proporcionar um ambiente efetivo de aprendizagem.

Neste contexto os educadores têm enfrentado o problema da ausência de motivação nos alunos para a aprendizagem.

A motivação para a aprendizagem tornou-se um problema de ponta em educação, a sua ausência representa queda de qualidade na aprendizagem.

A escola municipal Faustino Cesarino Barreto de Capão Bonito mostrou recentemente através de uma interessante gincana estudantil que aprender pode ser muito divertido.

A escola promoveu uma gincana estilo “Quem Sabe Sabe”, que se transformou em um sucesso.

A gincana aconteceu no dia 22 de agosto e 10 classes concorreram entre si respondendo questões relativas ao currículo, além de provas de habilidade, velocidade e raciocínio lógico-rápido.

A gincana foi coordenada pelos professores – Diogo, Silvana e Levi com a supervisão final da vice-diretora Gislainy.

Segundo a vice-diretora Gislainy, a ideia surgiu da necessidade de estimular os alunos a estudar cada vez mais.

“Os professores elaboraram as questões, num total de 400, o que levou a todos os alunos a estudar as mesmas, pois não sabiam o que ia ser sorteado para as respostas. O resultado foi muito positivo, com os estudantes com as responstas na ponta-da-lingua”, afirmaram os professores.

De acordo ainda com os professores, o objetivo final da iniciativa educativa foi alcançado,  com as classes vencedoras sendo premiadas com medalhas e troféus.

educacao2 educacao3