Fatec expõe trabalhos e realiza estudos sobre o Meio Ambiente na Biblioteca Municipal

FATEC – Exposição de painéis, sementários (coleção de sementes) de várias espécies arbóreas, bijuterias com sementes, entre outros.

Os alunos do primeiro ano da Faculdade de Silvicultura também realizaram estudos utilizando os livros existentes na Sala de Meio Ambiente.

Obras publicadas pelo Governo do Estado de São Paulo, como: “A reutilização da água” (Rodrigues da Luz, 2005); Cadernos de Educação Ambiental (Gov. do Estado, 2011), entre outros.

Foram selecionados pela coordenação e funcionários da Biblioteca Municipal Prof. Mário Gemignani importantes obras para o evento, como: “Os Grandes Rios do Mundo” (1974); “Árvores Brasileiras – Manual de identificação de Plantas” (Lorenzi, 2000); Rio Paranapanema: da Nascente à Foz (Horizonte Geografic, 2002); Jambeiro- fauna e Flora (Ministério da Cultura, 2006).

Foram momentos inspiradores aos alunos e professores.  Estimulantes aulas em um ambiente de leitura e pesquisa que o recinto oferece.

Nossos agradecimentos à coordenadora Regina Maria Lincoln Tallarico, a todas as funcionárias pela acolhida e atendimento, em especial à Ângela Martins que auxiliou na montagem.

Nossos agradecimentos ao diretor municipal de Meio Ambiente, Reinaldo Jr. pela utilização da Sala de Meio Ambiente e dos livros.

Vários alunos expressaram-se sobre o evento: “Os problemas ambientais estão cada vez mais evidentes. Muitos trabalhos com o tema são produzidos com o intuito de conscientizar as pessoas para a utilização dos recursos naturais de maneira sustentável”, destacou a aluna do 1° nível da Faculdade de Silvicultura, a jovem Josiele Renata de Oliveira.

Não há como deixar também de lembrar a frase escrita em um painel representando o planeta, elaborado pela aluna Mayra Dhaiane Silva, do 6° nível da FATEC CB, em sua defesa de TG, com o tema da Educação Ambiental e com aplicações pedagógicas na EE Oscar Kurtz Camargo de Ribeirão Grande–SP, em que os alunos juntamente com a profa. Rosângela Barbosa participaram com frases alusivas no Painel Intitulado Planeta Água – para ler e refletir:

“A água de boa qualidade é como saúde ou liberdade, só tem valor quando acaba” (Giovana Carriel  -6ª. série A).

Profa. MSc. Alice Elias Daniel Olivati

Fatec CB /Comunicação