Farmácia Municipal fez 70.810 atendimentos em 2013

Nos dez meses de 2014, o número de atendimentos já ultrapassou a casa dos 52 mil. Farmácia tem quases 46 mil cadastrados

PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS DE BAIXO CUSTO – A Farmácia Municipal “Dorival de Mello”, que está a mais de 7 anos em funcionamento, apresentou novos recordes de atendimentos em relatório apresentando neste mês à Secretaria Municipal de Saúde.

O relatório engloba números de 2013 e 2014.

A farmácia é administrada através de convênio com o Centro de Assistência Social de Capão Bonito (CASCB).

Conforme planilhas no ano passado a Farmácia Municipal atendeu 70.810 pessoas, média mensal de 5.900 e média diária de 295 (considerando 20 dias).

Em 2014, os números também são expressivos – até outubro foram 52.185 pessoas atendidas, média mensal de 5.219 e diária de 261.

O número total de pessoas cadastradas também aumentou consideravelmente e chegou a 45.778, abrangendo quase a totalidade da população de Capão Bonito, que tem 47 mil habitantes.

Em 2013 foram cadastradas mais de 2.962 pessoas e em 2014 – 1.836. Só na gestão do prefeito Julio Fernando e do vice Marco Citadini, mais de 31 mil pessoas foram cadastradas nos últimos anos e fazem uso dos medicamentos fabricados.

Os números reforçam a posição de Capão Bonito como uma das maiores fabricantes de medicamentos de baixo custo na região sudoeste.

A Farmácia Municipal é uma fábrica de medicamentos e segundo informações dos administradores produz 96 formuladas padronizadas de medicamentos, 74 fórmulas sólidas (com apresentação de capsulas) e 22 fórmulas líquidas e semi-sólidas com apresentações em xaropes, xampus, loções, pomadas e cremes.

Segundo o farmacêutico responsável técnico pela Farmácia Municipal, Geraldo Vandré de Proença, com as formulas a farmácia consegue abranger 39 classes terapêuticas.

“São classes como antiparasitário, anti-inflamatório, antitérmico, antiuricêmico, antiarrítmico, fititerápico, vasidilatador cerebral e periférico, antiemético/gastrocinético, antiulceroso, antidiabético, antihipertensivo, antilipêmico, antialérgico, antianêmico, vitaminas, suplemento vitamínico, tratamento de osteoporose, antiviral e muitos outros medicamentos.

O relatório aponta para mais de 3,6 milhões de capsulas de medicamentos.

“A Farmácia Municipal continua sendo um dos principais equipamentos de saúde pública do município. O atendimento da farmácia tem possibilitado que pessoas que enfrentam doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, etc tenham uma qualidade de vida melhor”, destacaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini ao analisarem o relatório.

“Através destas fórmulas padronizadas e classes terapêuticas apresentadas, deixamos a cidade de Capão Bonito muito bem representada no quesito de quantidade e qualidade de medicamentos para tratar a população local, onde também contamos com a disposição da lista de medicamentos padronizados pelo RENAME E eREMUNE”, acrescentou o farmacêutico Geraldo Vandré.

Pesquisa- Também foi realizada em 2011 uma pesquisa sobre o perfil e a satisfação do usuário da Farmácia Municipal onde se pode concluir que 52% de seus usuários são do sexo feminino, 23% tem idade entre 41 e 50 anos, somente 19% é aposentado, 54 possui casa própria, 52% reside em bairros, 44% reside junto a mais de 3 pessoas, 43% vive com apenas um salário mínimo, 62% retira remédios todo mês, 81% acha o atendimento bom, 62% acha as instalações da farmácia regular, 93% acha o medicamento bom e 63% soube da existência da farmácia pelo seu médico.

Uma nova pesquisa será feita em 2015.

Com a expressiva ampliação do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde também está acelerando a reestruturação da Farmácia Municipal, que já precisa de mais espaço físico.