Escola Faustino Cesarino Barreto é reinaugurada

REINAUGURAÇÃO – Com a presença de um grande público, a escola municipal Faustino Cesarino Barreto, no Jardim Europa, foi reinaugurada oficialmente na noite da última sexta-feira, 20 de março.

A reinauguração foi mais um evento da programação dos 158 anos da cidade.

Com a presença de autoridades locais, do deputado estadual Edson Giriboni, vereadores, secretários e da srª. Maria Angelina Barreto, filha do ex-prefeito Faustino Barreto e do neto Fernando Barreto de Almeida, além outros familiares e convidados, a inauguração se transformou numa grande confraternização pela conclusão das obras de uma das escolas municipais mais tradicionais da cidade.

A diretora e anfitriã Margareth Ferreira Rodrigues foi a primeira falar e destacou o empenho da Administração Municipal em concluir a obra e também apoio dos professores em pais durante o período em que a escola teve que funcionar de forma improvisada em um imóvel alugado na avenida Massaichi Kakihara.

“Mesmo em local improvisado, em nenhum momento a qualidade pedagógica foi afetada graças ao empenho de toda nossa equipe”, destacou Margareth Rodrigues.

No projeto de reforma e ampliação a escola também ganhou uma quadra poliesportiva.

“Agora nossos alunos não precisarão mais fazer atividades físicas na rua, pois foi possível adaptar uma quadra na área construída da escola”, acrescentou a diretora.

A solenidade de inauguração teve também agradecimentos especiais de professores, alunos e pais de alunos.

“A conclusão da escola significa muito para nós e somos gratos ao prefeito Julio Fernando, ao vice Marco Citadini, sua equipe e ao governo do Estado”, alegou o aluno Braian Figueira Rodrigues.

Para o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini, a escola Faustino Cesarino Barreto é um grande exemplo de que erros no passado prejudicam é muito o presente, principalmente num setor estratégico e fundamental como a Educação.

A escola já era para estar complemente reformada e ter uma das melhores estruturas de Capão Bonito, mas na gestão do ex-prefeito Júnior Tallarico foi deixada inacabada apesar da empreiteira ter recebido pelas obras.

Até agora não existe um calculo exato de quanto foi o prejuízo de recursos públicos do Estado e do município.

O caso virou mais uma ação na Justiça e deve ter desdobramentos futuros dependendo da tramitação do judiciário.

“Foi importante o apoio do governo do Estado do Estado que acatou os argumentos apresentados por nós e investiu quase R$ 1 milhão na conclusão da escola. Alunos e professores terão a partir de agora um ambiente com mais infraestrutura. Importante destacar também a contribuição do homenageado prefeito Faustino Cesarino Barreto que durante sua curta gestão (dois anos e meio) viabilizou equipamentos públicos importantes como a escola Raul Venturelli, o Fórum e Casa da Agricultura”, afirmou o vice-prefeito Marco Citadini.

O prefeito Julio Fernando encerrou os discursos enfatizando a importância da conclusão de mai uma obra que estava inacaba e anunciou a fase inicial da mega escola sustentável na Vila Nova Capão Bonito, uma obra avaliada em R$ 6 milhões e para onde será transferida no futuro a Faustino.

“Será uma obra bem planejada, com quadra poliesportiva e que será mais um marco educacional, mostrando que é preciso ter compromisso com a Educação”, alegou o prefeito.