Dia do Rio Paranapanema Patrimônio Ambiental

MEIO AMBIENTE – A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Educação, mediante o Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, realizou no dia 27 de Agosto de 2014, em parceria com a ONG Olho D’água do Panema, na cidade de Paranapanema, o IV Evento de comemoração ao Dia do Rio Paranapanema.

O ato cívico foi realizado na Câmara Municipal, com a participação dos alunos dos 9º Anos das escolas municipais da rede de ensino, classificados pelo concurso cultural, na qual registraram o rio através de fotos.

O evento contou com uma palestra intitulada: Preservação Ambiental e Reprodução de Peixes, acontecendo em seguida a premiação dos alunos vencedores de Capão Bonito e Paranapanema.

Os estudantes classificados em 1º e 2º lugares, das escolas E.M Oscar Kurtz Camargo e E.M Maria da Conceição Lucas Mieldazis, receberam como prêmio um Smartfone, oferecidos pela empresa geradora de energia Duke Energy, os classificados entre 3º ao 10º lugares foram premiados pela Ong Olho D’água do Panema.

Após esse evento, ocorreu as margens da Represa de Jurumirim (Ilha do Sol), a hora do lanche, proporcionada pela Prefeitura Municipal de Paranapanema, a qual a Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito agradece pela acolhida aos alunos.

Neste mesmo local, os participantes puderam acompanhar mais um espetáculo da natureza, a soltura de 100 mil peixes juvenis, os estudantes presenciaram este momento de repovoação da represa registrando tudo através de fotos. Por ser um ato além de sua importância e beleza, é principalmente de conscientização da preservação ambiental, ação imprescindível destinada ao cuidado com o Rio Paranapanema, que tem sua fonte de nascimento em nosso município.

Da nascente a foz, o Rio Paranapanema tem aproximadamente 930 Km de comprimento, suas águas percorrem dezenas de cidades e, além da beleza do ambiente que o caracteriza, este mesmo rio alimenta, gera sonhos e oportunidades de desenvolvimento para milhares de pessoas.

Agradecemos a Ong Olho D’água do Panema, por intermédio de seu presidente Paulo Fernandes de Moraes , por mais esta parceria, a empresa Duke Energy, e todos que se envolveram para a realização do evento