Departamento de Meio Ambiente arboriza escola municipal

ARBORIZAÇÃO – Projeto “Parceiros do Meio Ambiente na Escola” criado no ano passado continua executando suas ações e procurando atingir seus objetivos que é desenvolver nos alunos a importância da preservação, conscientização e valorização do patrimônio público para si e para as gerações futuras, para isso há a necessidade de desenvolver uma ação que utilizasse o espaço escolar para práticas em educação ambiental tendo como base o plantio de mudas de árvores auxiliando na arborização da cidade.

O plantio foi realizado na Escola Municipal Jornalista José Carlos Tallarico. A ação envolveu cerca de 15 alunos da escola e a coordenadora do projeto escolar  “mais educação” Sueli Aparecida de Freitas.

Foram plantados no entorno da escola 22 árvores de espécies diversas como Manacá da Serra, Ipê amarelo, Escova de garrafa, Aroeira salsa e Chal-Chal.

Após a implantação a SMAAMA espera a colaboração dos professores em distribuir semanalmente por turmas para regarem as mudas de acordo com uma escala e discutida com a turma, afim de que se incentive também a preservação do patrimônio público, lembrando que se regar com uma certa frequência pode levar a planta a um “stress hídrico”, portanto se faz necessário somente duas vezes por semana num período sem chuvas.

Este mesmo grupo de alunos envolvidos no plantio são os responsáveis em manter a Horta Sustentável, criado a meses atrás pelo Departamento de Meio Ambiente e vem sendo cuidada com muita dedicação e empenho pelo monitor do projeto “mais educação”  Thiago dos Santos Lara.

Foi interessante perceber o envolvimento dos alunos, preservar o meio ambiente é fácil, só depende da boa vontade de todos nós. O contato direto com uma ação destas podem nos trazer benefícios no futuro, não somente com uma cidade mais bonita, mais na melhoria da qualidade do ar, e outros tantos benefícios que uma árvore traz, e ainda auxilia e muito na formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes, pelo menos é o que nós esperamos com esse projeto”, afirmou o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Buiu,

Segundo o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente – Marcelo Varela, as práticas de arborização como instrumento de Educação Ambiental se fazem importantes, pois tem o intuito de estimular e orientar a comunidade escolar sobre a importância e as características do bioma local, assim os instigando a cuidar e com isso, conservar as espécies nativas de nossa região, contribuindo com sua valorização.

A SMAAMA deixa os agradecimentos a diretora Eloisa Regina, que fez com que sua escola aderisse ao projeto.