Cursos estimulam o empreendedorismo e a geração de renda

Cursos viabilizados através da parceria entre Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social beneficiam 150 pessoas no município

POLÍTICAS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO – Desenvolver significa remover o que impede as pessoas de realizarem seus potenciais, devido à educação incompleta, à saúde combalida, à falta de acesso a recursos materiais, à vulnerabilidade da integridade física e psíquica, à ausência de gozo das liberdades democráticas, ou o desrespeito aos direitos humanos.

Para acelerar o desenvolvimento, a Prefeitura de Capão Bonito desde 2009 vem estimulando o empreendedorismo e a geração renda, principalmente entre famílias as atendidas por programas sociais.

Nos últimos anos centenas de pessoas se formaram em cursos promovidos através da parceira entre a Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade (FSS).

De forma totalmente gratuita, pessoas participam de cursos como pintura em tecido e biscuit, corte de cabelo e hidratação, manicure e pedicure com unhas personalizadas, corte de costura e culinária.

De acordo com informações do Fundo Social, em todos os cursos são atendidos 30 alunos cada, que foram divididos em dos períodos com 15 alunos para facilitar a logística e metodologia de aprendizagem, totalizando 150 alunos.

O único curso que ainda tem três vagas para o período da manhã é o de manicure e pedicure/unhas personalizadas.

O Fundo Social também informa que há uma necessidade constante de modelos nos dias dos cursos de cabelo e manicure para fazer treinamento.

“Além disso, estamos abertos as comunidades para o atendimento gratuito. No último dia 28 de abril, por exemplo, estivemos promovendo um Dia de Beleza (cursos de cabelo e manicure) no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), nos períodos da manhã e tarde”, destaca a coordenadora do FSS – Leonice Silva.

No último dia 16 de abril também foram entregues os certificados do curso de ovos de chocolate no salão de eventos da Secretaria Municipal de Educação.

“Participar dos cursos tem sido algo muito positivo. Tudo é ensinado com muito cuidado e carinho pelas oficineiras. Com certeza o que aprendemos pode ser utilizado para gerar renda e melhorar a qualidade de vida”, destacaram alunas.

Equidade social – Para o prefeito Julio Fernando e a primeira-dama Regina Claudia Gonçalves Faia Dias, o crescimento sustentável, com equidade e inclusão social, requer o fortalecimento do município e dos instrumentos de que este dispõe, além de uma adequada associação entre os setores público e privado.

“A criação de condições de maior equidade no desenvolvimento humano é consubstancial ao fortalecimento democrático e a coesão social que, por sua vez, é necessária para um crescimento dinâmico”, destacam prefeito e primeira-dama.

Agenda dos cursos

Segunda-feira (Fundo Social)

Pintura em tecido e biscuit: das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas e às 19 horas.

Corte de cabelo e hidratação: das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Manicure e pedicure unhas personalizadas: das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas (* ainda há três vagas).

Terça-feira (Fundo Social)

Corte de costura: das 13 às 15 horas.

Corte de cabelo e hidratação: das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Manicure e Pedicure/unhas personalizadas: das 8 horas às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Quarta-feira (Fundo Social)

Corte de costura: 8 às 10 horas e das 13 às 15 horas.

Quinta-feira (Casa do Adolescente)

Culinária: das 8 horas às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Sexta-feira (Fundo Social)

Culinária: das 8:30 horas às 11:30 e das 11:30 às 16:30.