Curso de Cuidados com Idosos começará no dia 08 de setembro

Inscrições podem ser feitas até o di 03 de setembro

QUALIFICAÇÃO – As ações educacionais do Senac São Paulo são fundamentadas no desenvolvimento de competências, visando o espírito empreendedor, a autonomia, a cidadania e a conexão com o mercado e o mundo.

Os pilares que norteiam seu trabalho são: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O Senac São Paulo propõe-se a realizar práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências. Para isso são utilizadas metodologias participativas, estruturadas na prática, baseadas em situações reais de trabalho, solução de problemas e outras estratégias, algumas apoiadas em recursos da tecnologia educacional.

Em Capão Bonito, Prefeitura Municipal e SENAC continuam com uma importante parceria voltada a qualificação profissional.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Capão Bonito informa que até o próximo dia 03 de setembro (quarta-feira), estarão abertas as inscrições para pessoas interessadas em participar do Curso de Cuidados com Idosos, ministrado pelo SENAC.

Segundo o coordenador do CREAS, Juliano Venturelli, o curso começará no dia 08 de setembro.

“A metodologia contará com estratégias propostas e situações ativas que permitam ao participante colocar-se no papel do cuidador do idoso, entendendo o envelhecimento humano como um processo dinâmico, individual, que sofre a influência de questões culturais e históricas. O participante será incentivado a buscar alternativas que favoreçam o envelhecimento ativo, bem sucedido. Serão desenvolvidas dinâmicas, vivências, dramatizações, jogos, atividades em grupo. Haverá apresentação e discussão de vídeos e exposições dialogadas com o apoio de slides”, explicou Venturelli.

O curso – O participante desenvolverá a competência de acompanhar, apoiar e cuidar de idosos, com ou sem limitações para as atividades da vida diária (AVD). Mobilizando conhecimentos, habilidades, valores e atitudes sobre envelhecimento humano, identificando necessidades e expectativas desses indivíduos em relação a vários aspectos da sua vida cotidiana tais como: lazer, recreação, alimentação, higiene, respeitando a sua individualidade e privacidade, incentivando sua autonomia e independência, para garantir qualidade de vida à população assistida

O curso abordará assuntos como:

• O idoso na sociedade brasileira: aspectos epidemiológicos e demográficos

• Processo de envelhecimento: epidemiologia; fisiologia e alterações naturais neste processo; principais patologias que acometem os idosos; conceitos e terminologias;

• Aprendendo a cuidar: autocuidado, autonomia e independência; lazer e ocupações terapêuticas; cuidados higiênicos e conforto; atividades físicas, segurança e funcionabilidade do idoso; nutrição e a saúde oral.

O público alvo são pessoas que queiram ou necessitam apoiar e/ou cuidar de pessoas em processo de envelhecimento ou idosos.

Os pré-requisitos são ter Ensino Fundamental completo e ter 18 anos.

A carga horária será de 40 horas, com o cronograma da seguinte forma:

• Segunda, quarta e sexta – das 18:30 às 22:30 horas.

As vagas são limitadas e para se inscrever bastar comparecer no CREAS munido de CPF, RG e comprovante de endereço.