Capão Bonito tem Semana de Assistência Farmacêutica

SAF – Capão Bonito teve na semana passada mais uma edição da Semana de Assistência Farmacêutica (SAF).

A SAF foi instituída pela Lei Estadual nº 10.687/00, de autoria do deputado Renato Simões (Anexo 1) e leva às escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental II e Médio do Estado de São Paulo, informações sobre temas de relevância para a saúde pública, sintonizadas com a realidade dos estudantes dessa faixa etária.

A SAF é promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) por meio de palestras gratuitas realizadas por farmacêuticos voluntários. Estes farmacêuticos são capacitados anualmente para que atualizem seus conhecimentos sobre o assunto e abordem o tema com linguagem simples, objetiva, dinâmica e compatível com o público a ser atingido.

A cada ano o CRF-SP elege um tema a ser trabalhado (Apêndice 1). Em 2015, quando a SAF completa 15 anos, o tema escolhido é “Sexualidade”, que fomentará a discussão de diversas questões relacionadas à sexualidade, gravidez, DSTs/AIDS e principais métodos contraceptivos utilizados pelos adolescentes. Além disso, destacamos a importância do farmacêutico para a sociedade, profissional da saúde que está à disposição para esclarecer dúvidas sobre medicamentos e saúde.

“A realização da SAF é voltada para o compromisso ético e educacional do CRF-SP, sem qualquer caráter comercial. O foco da SAF sempre foi tornar o adolescente um agente multiplicador, ou seja, um disseminador de informações para a família, amigos, vizinhos e seu grupo de convívio. Oferecer informação é principiar uma linha contínua. Formar o adolescente é trazer uma nova esperança. Mostrar que o conhecimento pode fazer a diferença é a melhor forma de gerar interesse e trazê-lo para a realidade. Neste sentido, a comunicação é um dos principais meios para trilhar o caminho rumo à melhor qualidade de vida”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2014 o tema englobou duas opções de palestras, onde foram abordados o uso correto de medicamentos, os riscos da automedicação e também a prevenção e os riscos do uso de drogas. Vale ressaltar que escolha das palestras ficou à critério das escolas, de acordo sua necessidade.

AGENDAMENTO DAS PALESTRAS DA SAF