Capão Bonito será sede do IX Festival da Primavera de Wadaiko e I Festival de Oodaiko da UCES

TAIKO – A Associação Cultural Esportiva de Capão Bonito (Kai Kan) e Departamento de Taiko de Capão Bonito realizarão no próximo dia 28 de setembro (domingo), o IX Festival da Primavera de Wadaiko e I Festival de Oodaiko da União Cultural Esportiva Sudoeste (UCES).

Os eventos simultâneos acontecerão das 8:30 horas às 17 horas na sede da Associação Esportiva (Kai Kan) , localizada na rua José Inácio, 525.

“Trata-se de um evento de grande importância para o taiko da região sudoeste de São Paulo”, destaca Cláudio Hissano, do Departamento de Taiko da ACECB.

O festival contará com a apresentação de grupos de taiko (tambores japoneses) das cidades de Capão Bonito, Pilar do Sul, Sorocaba, Ibiúna, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Vargem Grande, Osasco, Registro e Piedade.

O festival também terá como atrações algumas das melhores equipes de taiko do Brasil.

Cerca de 800 pessoas de toda a região sudoeste prestigiarão o evento. A maioria produtores rurais, visto que as equipes são formadas por filhos de agricultores e por se tratar de um evento bastante familiar estarão presentes seus paus, além de outros.

O QUE É TAIKO? – A palavra taiko é a denominação usualmente dada ao instrumento de percussão japonesa que surgiu há mais de 2000 anos e que já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos, devido ao seu som vibrante, vigoroso e místico.

Contudo, Taiko não é, unicamente, a simples tradução para tambor japonês.

A palavra carrega um significado mais amplo e profundo, de forma que serve para definir tanto o gênero dos instrumentos japoneses de percussão quanto a prática dessa arte, que não se resume a simplesmente bater tambores, mas sim, a incorporar e expressar sentimentos, além de por em prática valores morais e sociais em busca de um constante aperfeiçoamento do ser.

Existem diversos tipos de taiko, variando em tamanho, formato, material, método de fabricação, método de afinação, origem e forma de uso.

O que será visto no festival de Capão Bonito é um grande show desses ‘tambores’, além do esforço dos jovens para aprimorar e manter viva a cultura japonesa no Brasil.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal.

taiko2