Capão Bonito recebe visita de representante da Fundação Abrinq

Capão Bonito recebeu na semana passada a visita do representante da Fundação Abrinq – Marcel Bardi.

Marcel Bardi veio conhecer as creches, escolas e programas sociais que tornaram a cidade referência no Estado de São Paulo e uma das fortes candidatas a novamente receber o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Foram dois dias conhecendo o trabalho em várias creches, do Centro Profissionalizante de Produção (CPP), da Casa da Gestante, Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico (CAMP), Projeto Guri e outras instituições do município.

“A estrutura de Capão Bonito é elogiável. Existe uma rede completa tanto Educacional como no setor de Saúde para garantir o acompanhamento das crianças”, elogiou o representante da Fundação Abrinq.

Capão Bonito foi recentemente destaque nacional no site da Abrinq por conseguir melhorar a qualidade educacional e aumentar o número de vagas para o atendimento em creches.

“Hoje, no município de Capão Bonito, não há necessidade de pais recorrerem ao ministério público para conseguir vagas para seus filhos”, ressaltou o prefeito Júlio Fernando, que recepcionou o Marcel Bardi acompanhado do presidente da Câmara – Matheus Francatto e de secretários.

Dados de 2012, último ano do primeiro mandato do prefeito Julio Fernando mostram uma taxa de cobertura de vagas em creches de 35%, para uma população de 2567 pessoas de 0 a 3 anos, acima dos 22,6% da taxa nacional.

Do total de vagas, o poder público tinha uma participação de 86%.

A partir de 2009, a prefeitura iniciou a construção de seis novas creches, para melhorar a oferta de vagas na cidade.

O município aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, no primeiro mandato de Julio Fernando (2009-2012).

A participação no programa, com o apoio técnico oferecido pela organização, no sentido de desenvolver políticas públicas para crianças e adolescentes, foi essencial para a melhora na situação do município.

“Capão Bonito nunca havia sido reconhecida por atender as crianças e adolescentes. Fiquei muito feliz, porque isso melhorou a qualidade de vida da população, em especial das famílias”, afirmou o prefeito.

Julio Fernando foi reconhecido como Prefeito Amigo da Criança em seu primeiro mandato (2009-2012), e aderiu novamente ao Programa na atual gestão (2013-2016), participando ativamente das ações propostas, visando melhorar a situação da infância e da adolescência no município.

Fundação Abrinq – Criada em 1990, a Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

A organização possui escritório em São Paulo (SP) e os seus programas estão organizados em três eixos: educação, proteção, saúde.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos e conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e do adolescente.

Marcel Bardi, da Fundação Abrinq, durante visita de dois dias a Capão Bonito