Capão Bonito recebe premiação e certificação do Município VerdeAzul

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL Na última terça-feira, 21 de junho, o diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Júnior – representou o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini na 343ª reunião extraordinária do plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, onde foi feita a entrega do Certificado e Premiação do Município VerdeAzul para Capão Bonito.

Capão Bonito, pelo segundo ano consecutivo, foi a primeira colocada na Bacia Hidrográfica do Alto do Paranapanema.

Receberam a certificação as cidades de Capão Bonito, Matão, Olímpia, Piratininga e Santa Cruz do Rio Pardo.

A certificação e premiação foi definida após avaliação de recursos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Essa conquista é também um reconhecimento ao trabalho conjunto desenvolvido pelos prefeitos e interlocutores”, destacou a secretária Patrícia Iglecias ao entregar o prêmio e certificação de Capão Bonito.

Na reunião, o Consema também aprovou por unanimidade a proposta de criação da Floresta Estadual do Noroeste Paulista. Também na ordem do dia, foi feita a apresentação do balanço de dois anos do Programa Estadual de Conciliação Ambiental, coordenado pela Fiscalização Ambiental (CFA), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

O Programa tem o objetivo de garantir e assegurar os direitos dos “autuados” a um atendimento conciliatório para o cumprimento dos deveres e para a resolução dos processos relacionados aos Autos de Infração Ambiental (AIA) e à recuperação dos danos causados ao meio ambiente.

Desde seu lançamento, em junho de 2014, foram realizadas 25.830 sessões de Atendimento Ambiental, alcançando um índice de 66% de conciliação (13.849 autos conciliados). Ou seja, superou a meta inicial de 60%. O Programa também trabalha com a formação de agentes de conciliação.