Capão Bonito participará da 6ª edição do Programa “Caminhos para a Cidadania”

AÇÃO SÓCIO EDUCACIONAL – Pelo sexto ano consecutivo, a CCR SPVias realizará o projeto “Caminhos para a Cidadania” na região sudoeste do Estado de São Paulo. Com a coordenação do Instituto CCR, a Concessionária atenderá 24 municípios, beneficiando 23.500 alunos do 4º ano e do 5º ano das escolas públicas municipais e 1.022 professores.

De acordo com a coordenadora do programa na CCR SPVias, Débora Aguiar, a iniciativa é uma ação sócio educacional, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana, meio ambiente e cidadania.

“O programa oferece uma abordagem didático-pedagógica, desenvolvida para se trabalhar de forma transdisciplinar. O objetivo principal é contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos”, afirma.

Realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação, o programa também é constituído por atividades complementares, que são realizadas ao longo do período letivo, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos alunos. As principais atividades são: Blitz educativa, Campanha Caminhos, Arte e Cidadania (4º. ano), Campanha Caminhos para a Cidadania (5º. ano) e apresentação teatral.

Segundo o relações institucionais da CCR SPVias, Alexandre Conrado, o Caminhos para a Cidadania conta com um material didático exclusivo, que é oferecido gratuitamente para alunos e professores. “Além disso, os educadores recebem capacitação específica por meio de encontros pedagógicos, nos quais aprendem a maneira mais fácil e divertida de disseminar os conceitos às crianças”, diz.

Municípios participantes em 2017 – Águas de Santa Bárbara, Alambari, Avaré, Bofete, Buri, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cesário Lange, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.

Encontro de coordenadores – No próximo dia 6 de março, a CCR SPVias realizará, em Tatuí, o encontro de coordenadores do programa “Caminhos para a Cidadania”. Além de apresentação institucional e divulgação do calendário anual de atividades, os presentes poderão prestigiar o espetáculo “A culpa é de quem?”, que propõe o diálogo entre o mundo real e o virtual, abordando o bulling, e as novas tecnologias.

Nos meses de abril e maio, essa encenação circulará pelos municípios da nossa região, sendo apresentada aos alunos beneficiados pelo programa.