Capão Bonito participa de mega mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti

COMBATE A DENGUE – A Secretaria de Saúde de Capão Bonito, através do Setor de Vigilância Epidemiológica está participando e realizando um mega mutirão de combate aos focos do mosquito aedes aegypti em todo município.

Para esta ação, que integra a campanha paulista “Todos Juntos Contra o aedes aegypti”, foram mobilizados todos os agentes de combate.

Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição.

Até agora, para o segundo semestre do ano, já foram entregues os termos de 526 municípios, que inscreveram 18.301 agentes de saúde e supervisores  para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016.  Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Sucen, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Desde janeiro a Secretaria de Estado da Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle de vetores nos municípios paulistas. No total, até o dia 15 de agosto, cerca de 35 milhões de imóveis foram visitados, o que corresponde a uma média de duas visitas realizadas por propriedade existente no Estado.

Até o dia 31 de agosto, foram confirmados 675.129 casos de dengue no Estado, o que representa uma queda de 77% em comparação com os casos confirmados no mesmo período de 2015.

“O combate intensivo aos focos do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o Zika vírus, é uma das prioridades do governo do Estado de São Paulo e da prefeitura de Capão Bonito. Por isso, estamos investindo, durante todo o ano, em ações que visem auxiliar os municípios nesse trabalho que deve ser constante e realizado em conjunto com toda a população”, diz a secretária de Saúde – Angela Maria Lisboa.

Em Capão Bonito foi elaborada uma agenda que vai até dezembro. O mutirão começou no último dia 03 de setembro na Vila Cruzeiro.

No próximo dia 17 de setembro, o mutirão será realizado na Vila Nova Capão Bonito.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o cronograma da agenda pode sofrer alterações.

AGENDA DO MUTIRÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

03 de Setembro

• Local: Vila Cruzeiro.
  • Ponto de encontro: R: Péricles de Freitas, 163 em frente à igreja São Cristóvão. (Escola Metodista)

17 de Setembro

• Local: Vila Nova Capão Bonito.
  • Ponto de encontro: R: Péricles de Freitas, 163 em frente à igreja São Cristóvão. (Escola metodista)

08 de Outubro

• Local: Bela Vista.
  • Ponto de encontro: Av. Massaichi Kakihara, 1500 (Escola Maria C.L. Mieldazis)