Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Capão Bonito está entre as 40 melhores cidades em políticas ambientais do Estado

Cidade conseguiu certificação Município Verde Azul ao ficar em 35º no ranking e ganhou prêmio Franco Montoro como destaque na Bacia Hidrográfica

MUNICÍPIO VERDE AZUL – O Governo do Estado de São Paulo premiou na tarde do último dia 11 de novembro, os 118 municípios que mais desenvolveram atividades e projetos na área ambiental.

O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foi entregue também o Prêmio Franco Montoro para municípios que se destacaram em sua bacia hidrográfica.

Com nota 90,12, Capão Bonito conseguiu a certificação ao ficar em 35º lugar, melhor posição já obtida desde a criação do ranking. A cidade também ganhou o prêmio Franco Montoro como a melhor classificada dentro da Bacia Hidrográfica do Paranapanema.

O prefeito Julio Fernando esteve lado do vereador Matheus Francatto, do secretário de Agropecuária e Meio Ambiente – Marcelo Farto Varela e do diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Daniel (Buiu), na cerimônia de certificação e destacou a importância da conquista.

“Dentre os 645 município ficamos em um inédito 35º lugar e em primeiro lugar na nossa Bacia Hidrográfica, ficando com o Prêmio Franco Montoro. Isso reflete o esforço e compromisso com as ações em torno da Política Ambiental em Capão Bonito. Em 2013 só não conseguimos a certificação devido a alteração de critérios e notas no programa por parte da Secretaria de Meio Ambiente. Estamos preparando novas ações para 2015 e queremos manter essa certificação. Parabéns a toda equipes do secretário de Meio Ambiente Marcelo Varela, ao nosso diretor de Meio Ambiente – Reinaldo Buiu por mais esta conquista”, alegou o prefeito.

O Programa Município VerdeAzul foi criado para estimular os municípios a participar da política ambiental.

A avaliação leva em consideração questões como tratamento do esgoto, destino dos resíduos sólidos e educação ambiental.

Segundo informações do diretor de Meio Ambiente, Reinaldo Buiu, nesta sétima edição do Programa Município VerdeAzul, 118 municípios foram certificados, contra 67 do ano anterior. “Se o procedimento fosse o mesmo em 2013, também teríamos sido certificados”, ressaltou o diretor.

A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9.

Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.

Houve ainda aumento na quantidade de municípios com programas de Educação Ambiental, de 203 para 258 em 2014.

Vale destacar que em 2014 o programa fechou parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e os primeiros resultados já aparecem: 483 municípios atualizaram a indicação de coordenadores municipais de Defesa Civil.

Outra novidade foi a adesão dos municípios ao Programa Cidades Resilientes, com 210 cidades cadastradas.

Resultados – O Município VerdeAzul apresenta expressivos resultados na evolução da gestão ambiental do Estado de São Paulo. Veja alguns números que comprovam as ações nos municípios:

– 334 municípios apresentaram Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

– 258 municípios apresentaram Programas Municipais de Educação Ambiental

– 344 municípios com viveiros de mudas

– 290 municípios apresentaram articulações intermunicipais voltadas às questões ambientais

– 361 municípios participaram do treinamento do Corpo de Bombeiros para prevenção e controle de incêndios e de desastres naturais

Prêmio Franco Montoro – A Secretaria do Meio Ambiente também entregou o Prêmio Franco Montoro, para os 21 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

4 1 3 2

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp