Capão Bonito enfrentará cidade da Guatemala na edição 2015 do Dia do Desafio

DIA DO DESAFIO – A edição 2015 do Dia do Desafio acontece no próximo dia 27 de maio (quarta-feira) e Capão Bonito enfrentará a cidade de San Pedro Necta da Guatemala do departamento de Huehuetenango.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo já está programando uma série de atividades para combater o sedentarismo neste dia.

Segundo a secretaria, a meta e estimular mais de 32% da população a fazer algum tipo de atividade física das 8 às 21 horas.

Segundo o secretário prof. João Bosco de Sá, o Dia do Desafio a exemplo de 2014 será uma das ações da campanha MOVE Brasil, que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016, ano da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Participam do evento os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua,  Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Após 19 anos de realização sob a coordenação do Sesc São Paulo e a inclusão de 50 milhões de pessoas a cada ano, o evento deixou como legado programas permanentes de esporte para todos, implantados nas comunidades onde se realiza. É um compromisso que o Sesc e as Prefeituras assumem em longo prazo, com o propósito de facilitar o acesso ao esporte, com o entendimento que devemos atuar em nível local e compartilhar estratégias em nível global.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, jogos, futebol, atividades especiais para pessoas com deficiência, serviços domésticos ou qualquer outro tipo de atividade é bem vinda.

O importante é registrar a participação, individual ou em grupo, nos comitês localizados na própria cidade.

O registro é fundamental para contabilizar o número de participantes no Dia do Desafio e poderá ser feito através do telefone 3542-4243 (Secretaria de Cultura).