Capão Bonito é a cidade que mais regularizou imóveis e áreas na região sudoeste

REGULARIZAÇÃO – A Fundação Instituto de Terras dos Estado de Estado Paulo (Itesp) apresentou ao prefeito Julio Fernando recentemente um relatório detalhado dos títulos de propriedades emitidos e dos imóveis cadastrados em Capão Bonito.

Capão Bonito é uma das cidades que mais se beneficiaram com as ações do Itesp, dentro do Programa ‘Minha Terra’ que teve os trabalhos de regularização fundiária iniciados em 2003.

Conforme dados do Itesp, as ações de regularização possibilitaram o cadastramento de 4.238 imóveis e a emissão de 2.395 títulos de propriedade.

Um dos bairros mais beneficiados foi a Vila Aparecida, com 2.058 imóveis cadastrados e 1.800 títulos de propriedade emitidos.

Conforme o Itesp, o maio bairro de Capão Bonito está 87% regularizado.

Na Vila Bela Vista – 1.332 imóveis foram cadastrados e 965 registrados. De acordo com o Itesp, 263 títulos de propriedade foram emitidos, com a porcentagem de regularização chegando a 92%.

Na Vila São Paulo, as ações de regularização também avançaram expressivamente.

De acordo com o Itesp, 848 imóveis foram cadastrados, 405 registrados e 332 títulos de propriedade emitidos, com a porcentagem de regularização chegando a 87%.

Vila São Judas e Distrito do Turvo dos Almeidas – As ações de regularização também avançam nos bairros Vila São Judas Tadeu e Distrito do Turvo dos Almeida.

Segundo os dados do Itesp, na Vila São Judas aproximadamente 800 imóveis estão sendo regularizados e no Distrito do Turvo dos Almeidas aproximadamente 280.

“O Projeto de Fotocadastro, já chegou a 100% na área rural de Capão Bonito”, informaram técnicos do Itesp.

Os dados comprovam estatisticamente que Capão Bonito é uma das cidades da região sudoeste que mais regularizou imóveis, inclusive possibilitando ao prefeito Julio Fernando o Certificado “Amigo do Itesp”.

Segundo o diretor Executivo do Itesp, Marco Pilla, o objetivo do programa de regularização é solucionar conflitos decorrentes da utilização precária de terrenos urbanos e rurais e assim proporcionar desenvolvimento social e econômico das comunidades.

“Havia uma fragilidade de direito de posse. O documento traz segurança jurídica ao cidadão”, explicou Pilla.

Segundo ainda o prefeito Julio Fernando, a parceria com o Itesp tornou possível o avanço dos processos de regularização.

“Temos uma ótima parceria com o Itesp e destaco o excelente trabalho executado pelos técnicos não só em Capão Bonito, mas em outras cidades vizinhas que compõe o Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste). A titulação promove a valorização da propriedade no mercado imobiliário, garante a sucessão hereditária e possibilita investimentos e obtenção de empréstimos. Além de beneficiar particulares com a titulação, o programa do governo estadual também regulariza áreas públicas, permitindo a construção de benfeitorias coletivas, como escolas, hospitais e centros esportivos. Em Capão Bonito, por exemplo, o avanço da regularização viabilizou obras importantes como a reforma e reestruturação do Complexo do Arcão na Vila Bela Vista, obra que está sendo executada com recursos obtidos pelo deputado federal Guilherme Mussi”, enfatizou o prefeito.

Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”)

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é o responsável pela elaboração e execução da política agrária e fundiária do Estado. Tem como objetivo principal resgatar a cidadania do homem do campo, o que envolve desde o acesso à terra até a viabilização de condições para o desenvolvimento sustentável das comunidades com que trabalha. Estes objetivos são alcançados através da adoção de uma série de procedimentos e programas que sintetizam uma ação articulada do Itesp junto às comunidades assistidas.