Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Cadastramento de Artesãos pela SUTACO

Reunião

Você que é artesão, produz e vende ou quer vender.

Participe da reunião de Artesãos no dia 9 de agosto  (terça feira) as 18h00 na Secretaria de Cultura (Praça Cunha Bueno).

Objetivo da reunião

– Reorganizar os artesãos cadastrados de Capão Bonito;

– Cadastrar novos Artesãos para adquirir a carteirinha da SUTACO.

Atuação da SUTACO

No exercício de sua atividade, o artesão enfrenta sérias dificuldades, do reconhecimento profissional à comercialização dos seus produtos e organização de seu processo de trabalho de modo geral. A Sutaco desenvolve ações e presta serviços com o objetivo de atender a essas necessidades e outros anseios destes profissionais.

Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão, a Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso ao microcrédito (Banco do Povo) e orientação técnica e jurídica.

A exposição e venda do produto artesanal em pontos-de-venda permanentes e nos eventos nacionais e internacionais dos quais a Sutaco participa, além de proporcionar renda aos artesãos credenciados, desperta neles a consciência para que produzam artesanato com maior qualidade e design diferenciado.

Funcionalidade

A partir do seu cadastramento na Sutaco, o artesão obtém a Carteira que o identifica como profissional do artesanato, facilitando sua inserção econômica e social, e dá acesso a serviços prestados pela autarquia, entre eles:

  • Divulgação na internet, em material impresso e na mídia
  • Comercialização: a  Sutaco adquire peças representativas do artesanato do estado e coloca à venda em sua loja e nas feiras e eventos dos quais participa, a preços acessíveis.
  • Emissão de Nota Fiscal: permite e facilita as transações comerciais que necessitam desse documento. As notas emitidas pela Sutaco são isentas de ICMS; o artesão paga até 5% pelo serviço prestado.
  • Cursos: Formação ou aprimoramento em técnicas artesanais, resgate do artesanato folclórico ou tradicional, formação em empreendedorismo e desenvolvimento de produto.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp