Atendimento com qualidade e mais estrutura na UBS da Vila Aparecida

REESTRUTURAÇÃO UBSs – Capão Bonito investiu em 2014 23% do seu orçamento em Saúde Pública.

Uma parte dos recursos foi para o Programa de Reestruturação das Unidades Básicas de Saúde que viabilizou obras importantes como a nova Unidade Básica de Saúde “Aurea Mieto Cacciacarro” da Vila Aparecida.

Conforme depoimentos colhidos junto as equipes de PSF (Programa Saúde da Família) e usuários, a nova estrutura possibilitou uma expressiva melhora na qualidade do atendimento.

“As n0vas instalações nem lembram as acomodações precárias da antiga UBS. Foi possível uma distribuição melhor dos setores de atendimento e isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento”, destacaram servidores da área da Saúde que trabalham no local.

Os usuários também aprovam as novas instalações. “A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, concretizou uma reivindicação que se arrastava pelos anos, ao construir uma nova UBS no maior bairro da cidade”, destacaram usuários.

A UBS, localizada no início da avenida Elias Jorge Daniel, tem 198 m² de construção com três consultórios médicos, um consultório ginecológico, um consultório odontológico, três salas de enfermagem, dois vestiários, uma local para arquivo e uma copa, além de espaços para armazenamento de material, recepção, sala de espera e jardins, além de rampas especiais para facilitar a acessibilidade dos moradores.

Farmácia no período noturno – O acesso ao medicamento é de fundamental importância para o paciente, tornando-se um componente estratégico na terapêutica e na manutenção de melhores condições de vida.

Para ampliar e ao mesmo tempo facilitar o acesso a medicação, a Secretaria de Saúde, também abriu em agosto deste ano a Farmácia Municipal no período noturno na UBS da Vila Aparecida.

Segundo o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini e a secretária Angela Lisboa, a ação também foi estratégica no maior bairro do município.

“Os moradores que passam por consultas já saem com os medicamentos em mãos da UBS”, destacaram prefeito e vice.

O vereador Ezequiel Pereira, que reside no bairro, elogiou a iniciativa e ressaltou que foi mais um passo para melhorar o atendimento da rede pública de saúde.

“O fato da pessoa passar por uma consulta e já sair com o medicamento em mãos facilita muito, principalmente para os mais carentes”, frisou Ezequiel Ferreira.

Paralelamente, a Farmácia Municipal Noturna também vem fazendo um trabalho de conscientização dos moradores sobre o uso irracional de medicamentos, visando evitar riscos de reações indesejáveis.

Em 2015 – No próximo ano será a vez da Vila São Paulo ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde.

Desde 2009, a Secretaria Municipal de Saúde estuda um novo projeto físico para a UBS que está em estado precário e atende os moradores de bairros como Vila Bela Vista, Jardim São Francisco, Jardim Vale Verde.

A prefeitura de Capão Bonito pleiteou a liberação de recursos e conseguiu recursos junto ao governo estadual, com o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, deputado federal Samuel Moreira.

A licitação já foi realizada e as obras começam no início de 2015 com previsão de investimento de mais de R$ 1, 5 milhão.

antes e depois ubs vila aparecida