Apoiado pela Fibria, o projeto em Parceria Votorantim pela Educação, pelo Instituto Votorantim, em seu segundo ciclo

As atividades começam este mês com a mobilização e conscientização das famílias de Capão Bonito

EDUCAÇÃO – Como as famílias podem ensinar suas crianças e jovens a partir de suas vivências cotidianas? É com essa pergunta em mente que o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que conta com apoio da Fibria em Capão Bonito, inicia o segundo ciclo de suas atividades. Desenvolvido pelo Instituto Votorantim, a iniciativa trabalha o tema “A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”.

Para incentivar a participação de todos na formação das crianças e jovens, foi desenvolvido o “Almanaque da Família”, uma publicação de 26 páginas contendo informações que visam aproximar pais e filhos por meio do compartilhamento de experiências.

A publicação traz sugestões para os pais estimularem o aprendizado de seus filhos utilizando suas próprias memórias e vivências, como as brincadeiras de infância e casos interessantes. Também há sugestões de como aproveitar situações do dia a dia para ensinarem em diversos lugares, como praças, mercados, ruas etc.

Em outra seção, têm informações e curiosidades sobre cada um dos quinze municípios do país que participam do PVE. Sobre Capão Bonito, por exemplo, há o registro da história da mudança do local onde a cidade foi fundada, com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Paranapanema – a 36 quilômetros de onde ela está situada hoje.

Os exemplares do “Almanaque da Família” estão sendo distribuídos pelos mobilizadores da Fibria, que explicam para os moradores a importância de aproveitar as informações contidas ali.  Escolas, postos de saúde, prefeitura e igreja também se comprometeram a ajudar na multiplicação das informações para seus respectivos públicos.

PVE – Este ano, quinze cidades, incluindo Capão Bonito, em doze estados participam das atividades desenvolvidas pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação. O intuito é engajar as comunidades locais para a criação de um território educativo, a partir de ações com diversos setores da sociedade, entre os quais, professores, alunos, moradores, comerciantes, família e poder público, já que todos desempenham um papel importante dentro da sociedade educativa.

Além disso, o PVE buscará estratégias para atuar de forma articulada, em parceria com gestores da Secretaria Municipal de Educação e educadores. Essa frente de gestão terá um reforço, ganhando um caráter de formação, com maior carga horária para encontros presenciais e acompanhamento à distância, que visa elaboração de um plano de gestão educacional no município.

parceria_educacao